Investir em imóvel em 2023

Este texto irá abordar como é importante investir em imóvel, partindo do princípio que o setor imobiliário é um setor seguro economicamente e que os resultados de investimentos feitos durante o transcorrer dos anos tem sido positivos, quando analisados por analistas econômicos; a seguir como se apresenta o primeiro trimestre de 2023 (1T23) em comparação ao de 2022 e quais as possiblidades para se comprar um imóvel no início do ano.

Panorama da economia brasileira em 2022

De acordo com vários analistas econômicos o setor imobiliário tem sido considerado durante décadas um setor econômico seguro para se investir, pois mesmo se considerando que bens imobiliários tem aumento gradual da inflação mensalmente, ao comprar um imóvel a valorização do mesmo tem sido crescente, isto significa que o resultado é positivo quando se analisa o desempenho de um setor da economia.

Para adquirir um imóvel em 2023 é necessário ter a visão do mercado imobiliário e da economia brasileira, isto nos é apresentado por dados fornecidos por instituições responsáveis pelo fornecimento de estatísticas feitas e apresentadas em reuniões afins, colocadas à público pelos meios de comunicação no Brasil; assim sendo “dados fornecidos pela Fundação Getúlio Vargas apontam que até 2025 haverá uma demanda de aproximadamente 14,5 milhões de novas moradias”.

O panorama da economia brasileira em 2022 se apresentou em alta em diversos setores, tais como o aumento do percentual de novos empregos; “De acordo com o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED) o ministro da Previdência (MTP), o Brasil alcançou um saldo positivo de 218.902 vagas formais de empregos. Os dados são de julho de 2022 e, registra um acúmulo de 1.560.896 novos empregos este ano. Todos os setores econômicos tiveram abertura de vagas de emprego, porém com destaque para o setor de serviços, que apresentou 81.873 vagas. Segundo o MTP, a ideia é de que o Brasil se mantenha estável nos próximos meses no que diz respeito à geração de empregos”.

Com o aumento do percentual de empregos aumentou as possibilidades de compradores de imóveis em 2022, pois as instituições financeiras abriram também novas possiblidades de financiamentos para a compra de imóveis.

Paralelo de investimento em imóveis no primeiro trimestre de 2022/2023

No primeiro trimestre de 2022, 5 tendências importantes no mercado imobiliário contribuíram para o investimento em compras de imóveis, a saber; assinatura digital, experiências de imersão, espaços inteligentes, inteligência artificial, ética e privacidade digital. Com isso, o primeiro trimestre de 2022 alcançou resultados diferenciados e positivos em relação aos de 2021. Em 2023, de acordo com as previsões e perspectivas projetadas em dezembro de 2022 pelo os Diretores do Colegiado Banco Central (COPOM- Comitê de política Monetária) apresentaram as análises e pontuações feitas nas reuniões que participaram no último congresso sobre as taxas e indicadores da economia brasileira, e concluíram que durante o transcorrer do ano de 2022, as taxas foram crescentes, porém ocorreu a valorização dos investimentos e que o ano termina com resultados positivos e perspectivas promissoras para o início do primeiro trimestre de 2023.

De acordo com as novas medidas do governo atual a tendência será de impulsionar a conclusão de obras iniciadas e paradas anteriormente, construção de novas habitações contando com a entrada de capital estrangeiro, e essas medidas é que hão de impulsionar o setor da construção civil e o setor imobiliário.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies