O Mercado Imobiliário e a Construção Civil em 2022


O Mercado Imobiliário e a Construção Civil caminham lado a lado, em relação à seu crescimento, e estão vinculados às altas de determinadas taxas; de modo que a taxa da SELIC alcançou 11,75% em 2022 no primeiro semestre, e com tendência a aumentar mais ainda, conjuntamente com a taxa da Inflação,  que aliás já se encontra em alta (após ter ficado sem muitas alterações de 2014 à 2019); assim, vamos colocar nossa atenção em como o mercado imobiliário e a construção civil estão se configurando nesse semestre de 2022, em relação ao seu crescimento e a sua projeção de desenvolvimento para o próximo semestre, ao explicar as interferências das taxas o indivíduo compreende as relações existentes entre elas.



A taxa da SELIC interfere diretamente no mercado imobiliário, pois com a sua alta os juros dos financiamentos tendem a aumentar, mesmo que haja uma redução dos preços dos imóveis. Em relação à inflação tem-se que: se a inflação for maior do que a rentabilidade o indivíduo está perdendo poder aquisitivo e seu poder de comprar e vender os seus imóveis, de modo que quando aumenta a inflação reduz poder aquisitivo, portanto é uma relação inversa entres esses elementos.

A relação existente entre a inflação e o Banco Central, uma inflação alta tende a pressionar o Banco Central a aumentar a taxa da SELIC, com isso há um aumento da rentabilidade de seus investimentos de renda fixa, isso é positivo para o indivíduo, mas só para aquele que possui capital para investir. Assim, a relação é direta entre a alta da inflação e o aumento da taxa da SELIC; porém a atividade econômica esfria, ajudando a conter a inflação, isso evita a perda do poder de compra moeda.

Essas relações inferem diretamente não só no Mercado Imobiliário e no Mercado da Construção Civil, mas em todos os setores da Economia Brasileira. Ao afetar a Economia Brasileira o indivíduo só tem a perder, e perde o poder aquisitivo de compra não só da moeda, como também de imóveis, e de produtos em geral.

A sigla SELIC é Sistema Especial de Liquidação e Custódia, a taxa SELIC é o índice de juros que influencia a nossa economia; quando essa taxa cai, pode aquecer os mais diferentes segmentos de nossa economia, possibilitando vantagens para quem se propõe a realizar empréstimos, financiamentos e taxas de juros sob as transações bancárias. Essa taxa ainda contribui para a regularização da inflação, controlando a emissão, compra e venda de títulos.

A projeção da taxa da SELIC, de acordo com o Relatório do Mercado Focus do Banco Central é que a taxa no fim de 2022 permaneça em 13,25%. Isso significa que a inflação será maior e que o poder de compra dos cidadãos brasileiros irá diminuir.

Fonte Bibliográfica:

https://predialize.com.br/inteligencia-de-dados-para-um-pos-obra-eficiente/

https://revistaconstrua.com.br/noticias/engenharia/como-a-taxa-selic-interfere-na-construcao-civil/

https://predialize.com.br/taxa-selic-entenda-como-ela-influencia-o-mercado-da-construcao-civil/

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies