Previsão de demanda, sazonalidade e dicas do mercado imobiliário!

Na atualidade, se você está pretendendo comprar um imóvel, o mercado imobiliário apresenta dicas importantes para a sua tomada de decisão, é importante saber que existe uma previsão de sazonalidade no setor imobiliário, para um imóvel a ser vendido, ou comprado ou a ser alugado. Por isso, o conhecimento de uma previsão do melhor tempo para se adquirir um imóvel se torna importante para o comprador; e como o corretor de imóveis deve proceder para que o seu cliente sinta-se satisfeito com a sua aquisição ou locação.

Algumas perguntas são importantes para que o seu conhecimento se amplie à respeito do assunto; como por exemplo, o que é a sazonalidade e qual a sua importância na previsão de se comprar um imóvel. “Sazonalidade é aquilo que tem duração de uma estação do ano, ou que ocorre num período limitado. Em vendas tem a ver com um produto ou com os serviços que estão sujeitos às variações no mercado ao longo do ano, com o aumento ou diminuição de demanda pelos consumidores” (Portal Loft/2020).   

“A previsão para se adquirir um imóvel conta portanto com as oscilações devido à ocorrência de algum evento, devido às variações do clima, às datas comemorativas, às férias estudantis em julho e em dezembro, às crises e às pandemias, tal como à recente epidemia a COVID19”.

O mercado imobiliário afirmou por meio de pesquisas realizadas pelo mesmo, em janeiro e julho, ocorre uma diminuição de vendas de unidades residenciais, e que em janeiro de 2020 foi menor em relação dezembro de 2019, mas que ainda assim, o número de unidades vendidas em janeiro de 2020 foi superior que em janeiro de 2019.

O mercado imobiliário apontou como o corretor de imóveis pode se preparar para essa sazonalidade, o segredo é um planejamento de seus negócios. Os iniciantes nesse ramo devem buscar os resultados gerais do mercado e devem analisar os balanços de mercado nos três últimos anos. “A dica é a tecnologia como a sua aliada, e se manter presente na vida de seus clientes”; outra dica é criar conteúdo para mídias sociais e convidar os seus clientes a fazerem parte de uma lista de e-mail marketing são algumas atividades que servem para combater a sazonalidade (Portal Loft/2020).

Segundo o professor Badharot (2020), “a previsão de demanda no modelo sazonal de evolução do consumo busca representar o crescimento ou o decrescimento da demanda considerando as variações em épocas recorrentes da série histórica de dados”. O professor explica que, por meio de uma planilha, os dados históricos são colocados em uma reta e na outra o período nos quais ocorrem, obtendo uma linha de tendência de previsão de demanda. Esse gráfico é feito numa planilha de Excel. O mercado imobiliário apresenta anualmente essa planilha para que os corretores possam pesquisar para fazer o seu planejamento de seus negócios anuais.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies