Projeções para o setor imobiliário no 4T22


Este artigo aponta algumas projeções de vendas e locações no quarto trimestre de 2022 (4T22), baseando-se no decorrer do terceiro trimestre (3T22), os economistas e as instituições de pesquisas que são feitas diariamente traçam gráficos baseados nos indicadores econômicos, isto favorece o planejamento do setor imobiliário.

Análise completa

Para que um seguimento econômico ou uma instituição faça uma análise completa da situação econômica do país para a esquematização de estimativa de um período de tempo a ser vivenciado pelos setores que compõem o cenário econômico do país é necessário que o mesmo tenha uma visão global de todos os setores que participam da economia brasileira, e dos indicadores econômicos, a saber: análise do PIB; o percentual de estímulos em capital, que foram injetados na economia pelos incentivos fiscais e monetários do Governo e Banco Central; análise dos dados fornecidos por empresa fidedigna  do Mercado de Capital Nacional; como também dos setores (Commodities, Consumo e Bancos) que colaboram na somatória de resultados para a visão do terceiro trimestre quarto trimestre do ano anterior (3T21 e 4T21) e do ano posterior, que se pretende fazer um paralelo e uma estimativa com base em dados corretos para o terceiro trimestre (3T22) ou para o futuro quarto trimestre do ano vigente (4T22).

Retrospectiva de análise do 3T22

A retrospectiva de análise do terceiro trimestre de 22 (3T22), que ainda não está finalizado em tempo útil, mas que colabora para que se possa fazer uma estimativa para o quarto trimestre de 22 (4T22), foi apresentada num dos textos editados neste blog, “Os Indicadores Imobiliários e dicas para comprar e vender (08/22) e o texto “Perspectivas para o Mercado Imobiliário para o segundo semestre de 2022” (07/22). As bibliografias apresentadas em cada texto editado são fontes de informação fidedignas, podendo o leitor consultá-las em caso de complementação das informações transmitidas neste blog.

Projeção para o quatro trimestre de 2022 (4T22)

A projeção para o 4T22, de acordo com o texto a análise feita anteriormente do segundo semestre, a qual apresentou os seguintes dados: “As tendências do ano de 2022 apresentam: otimismo. Apesar da alta da taxa da SELIC e da taxa de inflação grande parte dos especialistas seguem com opiniões favoráveis quando o assunto é o mercado imobiliário brasileiro em 2022”.

No texto “Perspectivas para o Mercado Imobiliário no segundo semestre de 2022”, no item “Prospecção para o segundo semestre de 2022”, foram apresentados os índices dos indicadores econômicos e os órgãos de pesquisas que foram feitas para chegarem às conclusões que chegaram; para o quarto trimestre de 2022 (4T22), nos dias 02/08 e 03/08 de 2022, os Diretores do Colegiado do Banco Central (COPOM – Comitê de Política Monetária)  participaram das reuniões para analisar e pontuar se os índices de estimativas foram realmente estes: “a alta da SELIC de 0,25p.p ou de 05p.p alcançando 13,75% até o final do ano; a alta da taxa da inflação crescente de 8,99% em julho de 2022 (360poder.com.br)”. Os dados serão divulgados em Ata do COPOM futuramente e os dados serão apresentados para os nossos leitores.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies