Quer comprar ou alugar um imóvel?


Quando chega o momento de comprar ou alugar um imóvel, e a opção escolhida é por meio de uma imobiliária, é necessário que depositemos a nossa confiança e credibilidade nessa “empresa” que escolhemos para que o nosso desejo do bem-viver seja realizado à contento. Esse texto apontará as duas opções, de comprar (à vista ou financiar) ou alugar e algumas dicas dos porquês.

Como chegar à conclusão de qual escolha é a melhor

Em primeiro lugar, deve-se fazer uma pesquisa em relação à imobiliária a ser escolhida considerando o tempo que a mesma está prestando os seus serviços no mercado imobiliário, quem são os colaboradores que lá trabalham, corretores de imóveis e ou administradores imobiliários, que representam a empresa, a sua forma de trabalhar e como fazem a busca do imóvel, como é o trato profissional do corretor- cliente e devemos estar atentos às regras da imobiliária e as leis que regem essa negociação. E nunca esquecer de ouvir a opinião de clientes que ficaram satisfeitos com o trabalho realizado pelos profissionais da área.

As regras mencionadas são o passo à passo do trâmite da negociação, as leis à considerar são as de compra e de locação de um imóvel, é importante saber para não se decepcionar durante ou no final da negociação.

A importância das análises feitas por especialistas em finanças

O melhor momento para se comprar ou alugar um imóvel é quando o mercado está em baixa e há muita oferta e pouca procura; matematicamente alugar um imóvel é mais vantajoso do que financiá-lo, outra vantagem de adquirir um imóvel para alugar é a valorização durante ao longo do tempo, que costuma ser muito superior em relação à muitos outros investimentos.

Os especialistas apontam vantagens e desvantagens para alugar um imóvel ou comprar a casa própria, considerando-se os dados de 2021 informados pela ABECIP (Associação Brasileira de Créditos Imobiliários e poupança), o financiamento de imóveis movimentou 97 milhões somente no primeiro semestre do ano passado; crescimento de124% na comparação com o mesmo período de 2020. De acordo com Forbes Money “No nosso país, o financiamento imobiliário é uma questão cultural relacionada com herança patrimonialista”.

As vantagens de desvantagens para comprar ou alugar um imóvel

Segundo Forbes (2021), individualmente, as vantagens financeiras não devem ser analisadas para decidir entre o aluguel, o financiamento e a compra à vista. Portanto, com a ajuda dos especialistas, a Forbes elencou abaixo alguns pontos abaixo que devem ser levados em consideração pelos investidores.

Para Police, o primeiro tópico não tem a ver com dinheiro e sim com flexibilidade, “Antes de comprar, é preciso ter certeza de que nos próximos anos não será necessário morar em um local maior ou em outra cidade”; “As pessoas tem planos, mas não certezas. Se flexibilidade é importante, o aluguel é mais favorável”.

A flexibilidade pode incluir mudanças no próprio bairro onde o imóvel está localizado. Em grandes cidades, por exemplo, locais arborizados podem deixar de ser, ou receber construções que desvalorizem a região. “Talvez você dê sorte, ou talvez o bairro deixe de ser o mais legal para sempre”.

Os 5 pontos que os brasileiros mais valorizam

Contemplando o cenário vivenciado nesses últimos dois anos, a EXAME Invest (2022) aponta cinco pontos que podem colaborar para a análise feita sobre alugar ou comprar um imóvel e de como estão as preferências dos brasileiros para decidir entre essas duas questões.

Os 5 pontos são: a busca por imóveis é a maior desde o início da pandemia; homeoffice continua relevante. Em especial para quem ganha mais; o que os brasileiros valorizam mais, lugar arejado e com luz natural; o que é menos valorizado: condomínio com mais serviços; morar perto do trabalho voltou a ser mais valorizado.

A pesquisa foi feita pela DataZap+ (EXAME/22), e a conclusão a que se chegou sobre as escolhas foram: “Entre os que pretendem alugar um imóvel, esse percentual chega a 48%. Na pesquisa realizada na quarta onda (referência/ Covid) em março de 2021, esse item havia sido citado por de 32% de brasileiros. Por outro lado, para quem deseja comprar um imóvel, leia-se - decisão mais duradoura de vida -, o percentual é menor, de 34% que valorizam esse aspecto”.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies