TENDÊNCIAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM 2022


No primeiro semestre de 2021 as vendas de imóveis registraram um aumento de 46,1% de acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Tais dados é um indicativo de que o mercado imobiliário foi um dos que mais rapidamente se recuperaram dos reflexos econômicos ocasionados pela pandemia. A expectativa é que em 2022 o mercado imobiliário continue a crescer mesmo com a proximidade das eleições que tendem a deixar os investidores um pouco mais alertas e com a alta da inflação, seja na venda de imóveis ou em aluguéis.

Diferentemente do ano passo a tendência é que em 2022 o mercado imobiliário veja no segundo semestre um aumento de compra e/ou aluguel de imóveis.

Dentro dessa expectativa observam-se algumas tendências do mercado imobiliário para o ano de 2022, sendo algumas dessas:


CONDOMÍNIOS COM ESPAÇO PARA MORAR E TRABALHAR


O home-office se consolidou como uma forma de trabalho eficaz durante a pandemia, o sistema de trabalho também reduz custos já que não é preciso mais para o funcionário se deslocar até o local de trabalho. Por isso vê-se um aumento na procura de espaços que contemplem além de um espaço confortável para morar, um escritório para se trabalhar que possibilite que os trabalhadores possam fazer com que o home-office seja uma experiência agradável.


Espaços de trabalho compartilhado (Coworking) - Foto: Freepik

Muitos condomínios que trazem como inovação um espaço coworking, minimercados e lavanderias compartilhadas começam a crescer dentro do mercado imobiliário por trazerem um conforto e serem mais convenientes para muitas pessoas que buscam comprar ou alugar um imóvel.


IMÓVEIS MAIORES E MELHORES LOCALIZADOS


 A estimativa é que em 2022 as pessoas optem por espaços maiores com espaço para a família, já que durante o período de isolamento social muitas pessoas perceberam a importância de se ter um espaço confortável para se morar quando o sair de casa é impossibilitado.


Imóveis amplos com conforto e comodidade - Foto: Pexels

A tendência é de que as pessoas também procurem por imóveis próximos de mercados, farmácias, transportes públicos e hospitais, para que a locomoção para tais lugares seja mais fácil, evitando assim se dirigir para lugares distantes só para fazer o uso de tais lugares, o que gera uma economia no combustível e no tempo gasto para chegar nesses lugares.


ALUGUEL DE IMÓVEIS FACILITADOS, SEM FIADORES


Um dos maiores empecilhos na hora de alugar um imóvel foi sempre encontrar um fiador, uma das principais tendências do mercado de aluguel de imóveis é a possibilidade de alugar uma residência ou estabelecimento sem precisar de um fiador.


 Atualmente existe no mercado algumas opções que possibilitam que o locatário de um imóvel possa alugá-lo de maneira mais fácil, como o seguro fiança que oferece ao proprietário do imóvel uma garantia caso seja necessário cobrir a inadimplência ou pendências do locatário. 


Seguro fiança facilita a contratação de imóveis de aluguel - Foto: Pexels

No Brasil o investimento em imóveis ainda é o mais procurado pelos investidores já que esse é mais seguro e garante uma estabilidade maior ao investidor, pois esse sabe que o imóvel só tende a ser valorizado com o tempo, sendo um investimento de menor risco.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies