Vantagens e Desvantagens do Financiamento Imobiliário


Este texto irá abordar as vantagens e desvantagens do Financiamento, iniciamos com as etapas para comprar um imóvel e as vantagens e desvantagens e posteriormente faremos algumas considerações sobre este assunto.

As etapas para comprar um imóvel

As etapas para comprar um imóvel são: planejamento, escolha do imóvel, pesquise as melhores taxas em vários bancos, documentação, análise da renda, avaliação do imóvel, assinatura do contrato e Registro, finalmente a liberação do dinheiro, de acordo com spimovel.com.br.

A etapa de pesquisa de melhores taxas em vários bancos: “Na hora de escolher o banco ideal para financiar a casa própria é preciso estudar as condições, portanto faça simulações de financiamento nas instituições bancárias. É muito importante ficar atento com o valor das taxas de juros, pois são determinantes para indicar o custo do financiamento. Uma taxa de juros mais alta será o suficiente para aumentar o valor da prestação, e consequentemente, o montante final que você terá de pagar”.

Caro leitor, para você se informar melhor sobre as opções existentes das instituições bancárias leia artigos sobre financiamento bancário da Caixa, Itaú, Bradesco, Santander, BB e Banco Inter.

Vantagens e Desvantagens para fazer um financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é considerado por muitos planejadores financeiros como uma “boa dívida”, de acordo com a Infomoney.

As vantagens consideradas para fazer um financiamentos imobiliário são: “esse é o tipo de financiamento que possui com taxas mais baixas do mercado, e tem um prazo bem longo para a quitação de até 35 anos; uma dica importante é fazer um cadastro positivo (reúne todas as informações sobre o cumprimento ou não do pagamento de créditos contratados); o pagamento de contas de consumo, como água, luz e internet, também entra nesta lista e ajuda a mostrar que o comprador é um bom pagador aumentando as chances de aprovação do cadastro imobiliário; caso o banco escolhido para fazer o financiamento seja o banco que o comprador tenha conta é mais uma vantagem para ele, pois como o banco já conhece o perfil do cliente se torna mais fácil a análise para a concessão do montante. Há instituições que ainda oferecem condições mais vantajosas para clientes de longo prazo”.

As desvantagens são em relação ao comprador que tenha algum comprometimento com o seu nome em alguma das instituições financeiras, considerando a primeira etapa como a etapa de planejamento, nela deverá ser considerada o planejamento de negociação de dívidas que estiverem em curso, para que isto não se torne um empecilho na hora de fazer o financiamento, pois, o pagamento das parcelas deverá ser feito pontualmente mês à mês, para que não venha a ocorrer a desistência do contrato a ser cumprido por falta de recursos e perda do dinheiro aplicado neste processo de compra. Porém é sabido que são poucos aqueles que se comprometem com um financiamento e cumprem o contrato assinado até o final.

Considerações finais

Após estarmos informarmos sobre as etapas, as vantagens e as desvantagens de um financiamento, ficou claro a importância de uma planejamento bem feito, de ser um comprador responsável, de fazer um contrato bem feito e de fazer a escolha de uma instituição financeira que contemple diferentes formas de financiamento com diferentes prazos de pagamento. Mas, o mais importante de tudo é que o sonho da casa própria seja realizado.

    Bibliografia

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies